quarta-feira, 11 de novembro de 2009

16ª Fest Comix





Sei que algumas pessoas irão dizer: nossa, só agora?
Pois é, só agora. Mas, antes tarde do que nunca, não é mesmo?
Visitei a Fest Comix e, senhores, fiquei muito impressionado com a grande circulação de pessoas naquele lugar. O brasileiro já não parece mais tão displicente no que diz respeito à leitura. Acredito que, pelo volume de visitantes (e de vendas, já que havia uma fila imensa para fazer o pagamento), o encontro deva ter sido um sucesso absoluto! Ponto positivo!
Outro fator que despertou muito minha atenção foi o grande número de crianças acompanhadas de seus pais. Como educador, sinto-me honrado e orgulhoso dos pais modernos que -na contramão das estatíscas- se preocupam mais com a educação de seus filhos, e melhor, participam dela. Vi pais com camisetas estampadas com mangás e filhos trajando “Calvin”, uma excitante mistura de gerações culturais. Me lembrou o refrão daquela música do D2: “Eu me desenvolvo e evoluo com meu filho, eu me desenvolvo e evoluo com meu pai...”. Não levei o meu pequeno porque ele não estava bem no dia, ficou para 2010.
A grande estrela do evento, segundo o que pude apurar, foi a graphic novel “Nova York”, do já falecido Will Eisner. O pessoal da Companhia das Letras não dava conta de preencher o espaço deixado pelos leitores que disputavam as edições repostas.
Editoras independentes apresentavam seu casting de artistas. Vi muita coisa boa e acredito que a HQ brasileira está muito bem traçada, ou melhor, representada.
Outro ponto muito positivo foi o desconto dado pelas editoras, que chegava a até 30% do preço de capa e o parcelamento em 3 vezes no cartão. Parabéns à rapaziada que organizou.
Tive ainda a felicidade de encontrar o professor Waldomiro Vergueiro da USP, um grande pesquisador dos quadrinhos. Comprei o livro “Muito Além dos Quadrinhos: análises e reflexões sobre a 9ª arte”, organizado por ele e pelo o professor Paulo Ramos, publicado pela editora Devir. A publicação é um excelente conjunto de artigos acadêmicos sobre pesquisas em história em quadrinhos. Indispensável para quem quer saber mais sobre essa arte ou deseja iniciar uma pesquisa na área.
Fiquem atentos para o próximo ano, principalmente aqueles que nunca foram, é um ótimo programa para ir com a família, com os amigos ou mesmo para os solitários.

2 comentários:

  1. primeiro a comentar!!!!!

    são ótimas essas feiras e convenções de livros!

    vai ter a Ressaca friends dias 19 e 20 de dezembro na universidade Cruzeiro do Sul, um bom local para leitores apaixonados por histórias em quadrinhos no estilo oriental

    ResponderExcluir
  2. segundo a comentar

    Realmente essas feiras são ótimas, principalmente quando há tanto interesse pela educação dos pais e seus filhos. Realmente muito bom.
    Parabéns ao Professor Leandro, ótimo texto

    Felipe Ribeiro

    ResponderExcluir